Retinopatia Diabética: ACES Lisboa Norte inaugura nova ronda do rastreio

Rrd lxnorte 1 690 400
21 Março 2018

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte inaugurou hoje a terceira ronda do Rastreio de Retinopatia Diabética (RRD) da Administração Regional e Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). A iniciativa vai decorrer até dezembro em toda a Região e no caso específico deste ACES serão convidados cerca de 10.500 diabéticos.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o ACES Lisboa Norte convida os seus utentes diabéticos a efetuar retinografias para despiste precoce da retinopatia, uma complicação comum da diabetes que pode levar à cegueira. O rastreio é totalmente gratuito. A população a rastrear são utentes com diabetes tipo 1 ou 2. De fora do rastreio ficam os utentes que já estão em tratamento ou que fizeram o exame há menos de um ano.

Nesta fase, o rastreio está a ser feito nas instalações do Centro de Saúde de Sete Rios, mas em meados de Maio os técnicos do ACES Lisboa Norte vão deslocar-se durante duas semanas ao Centro de Saúde da Charneca. Verificou-se no ano transato que a implementação desta estratégia teve um impacto significativo na adesão dos utentes.

A terceira ronda do RRD de base populacional vai estender-se muito em breve a mais ACES, sendo que até dezembro todos os 15 agrupamentos da ARSLVT terão o processo concluído.