“Luto em Rede” leva apoio a cuidadores após morte de familiar

Slide 1 1 690 400
13 Março 2018

O Telejornal de 11 de março, na RTP 1, deu-nos a conhecer o projeto “Luto em Rede”, uma iniciativa da UCC Saúde a Seu Lado (do ACES Loures-Odivelas) no terreno há cerca de um ano e que se afirma como fundamental para quem, depois de cuidar, também precisa de cuidados.

Através do testemunho de Ana Canaveira, filha de uma ex-utente da UCC, percebemos que é possível ter um luto mais tranquilo e acompanhado. Tudo porque com este projeto o apoio dos profissionais de saúde aos cuidadores informais continua após a morte da pessoa que usufruiu dos cuidados continuados/paliativos. E como refere Ana, cria-se uma “relação umbilical” para a vida toda.

 

Veja aqui a reportagem da RTP 1


Eis o excelente exemplo de uma abordagem integradora aos cuidadores informais, que em Odivelas já proporcionou o acompanhamento a 118 pessoas no espaço de um ano.

Este foi um dos projetos divulgados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) nas comemorações da Semana “Cuidar em Casa”, iniciativa que surgiu no âmbito do Programa SNS + Proximidade, promovida pela Coordenação da Reforma do SNS na Área dos Cuidados Continuados Integrados e à qual a ARSLVT se associou.

Consulte aqui mais informações sobre as atividades da Semana "Cuidar em Casa" na ARSLVT:

Iniciativas_-_Semana_Cuidar_em_Casa