Inauguração das novas instalações da USF das Conchas

1 1 690 400
06 Março 2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inaugurou hoje, dia 06 de março, as novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) das Conchas, sito no Parque da Saúde Pulido Valente. A inauguração contou também com o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luis Pisco, a Vice-presidente , Laura Silveira, e os vogais Nuno Venade e Rui Vieira.

A USF das Conchas, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, presta cuidados de saúde a residentes na freguesia do Lumiar, abrangendo ainda alguns residentes da freguesia de Santa Clara. No total esta USF presta cuidados de saúde a cerca de 13.400 utentes inscritos.

A Equipa da USF das Conchas é constituída por 8 médicos, 7 enfermeiros e 6 assistentes técnicos, com um horário de funcionamento de segunda a sexta, das 08h00 às 20h00. É também“campus” de formação da Escola Médica (Faculdade de Ciências Médicas), da Universidade Nova de Lisboa, integrando ainda 10 internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar.

O Presidente da ARSLVT salientou que “estas novas instalações irão permitir prestar melhores cuidados de saúde com maior conforto e comodidade, em benefício da população abrangida”. Luís Pisco destacou ainda que “o novo espaço irá permitir uma nova dinâmica de trabalho aos profissionais, contribuindo assim para o reforço e qualidade dos Cuidados de Saúde Primários na região”.

Na sua intervenção, Rosa Valente de Matos  referiu que “A mudança de casa da USF das Conchas é um sinal claro da aposta que este Governo tem vindo a fazer nos Cuidados de Saúde Primários, com os Centros de Saúde a deixarem progressivamente de funcionar em edifícios de habitação. Com as novas instalações, a USF das Conchas poderá prestar cuidados de saúde mais próximos da população. No entanto, mais importante do que as novas paredes, o novo espaço permite reforçar a aposta no trabalho dos nossos profissionais, que são o que de mais importante temos.

Por seu lado, Manuela Peleteiro, Diretora Executiva do ACES Lisboa Norte sublinhou que "estas novas instalações são um compromisso de melhoria da qualidade e traduzem os merecidos anseios de todos, utentes e profissionais".

A ARSLVT dá, assim, continuidade ao compromisso de melhorar a resposta assistencial aos seus 3,6 milhões de utentes. A missão desta Instituição do Ministério da Saúde passa por garantir, à população da região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde.

O ACES Lisboa Norte tem em funcionamento 8 Unidades de Saúde Familiar (USF), 5 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 2 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).