Implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas

Img 9264 1 690 400
02 Março 2018

No dia 26 de fevereiro estiveram presentes na Sede da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luis Viana, Subdiretor-Geral da Direção-Geral do Orçamento (DGO) e Responsável Técnico da Unidade de Implementação da Lei de Enquadramento Orçamental (UniLEO) do Ministério das Finanças UniLEO e André Marçalo Coordenador da mesma Unidade. O evento que pretendeu assinalar o sucesso de implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) na ARSLVT, foi presidido pelo vogal do Conselho de Administração da ARSLVT, Rui Vieira, que se fez acompanhar pelo Diretor do Departamento de Gestão e Administração Geral, Dr. Hermenegildo Vultos e de toda a Equipa que trabalhou para que esta importante implementação cumprisse os prazos estipulados pela UniLEO.

Carlos Arede, responsável pela implementação do projeto na ARSLVT, apresentou uma síntese de todo o projeto. Recorda-se que a ARSLVT, dada a maturidade do seu ambiente aplicacional e capacidade técnica da sua equipa, foi convidada pela DGO a participar num grupo restrito de Organismos Piloto. O novo referencial contabilístico (SNC AP) vem revolucionar a contabilidade pública e criar um novo sistema de informação orçamental, com capacidade de controlar os gastos a nível de cada Ministério e do Estado como um todo, no presente e também nos compromissos assumidos para futuro, mostrando, assim, uma imagem verdadeira da situação financeira da Administração Pública como um todo.

 

André Marçalo e Luis Viana felicitaram a ARSLVT e à sua Equipa, salientando a complexidade da implementação, ainda por cima tratando-se de uma das maiores Entidades Públicas, referindo que é muito importante, nesta fase, poder contar com um exemplo de sucesso como a ARSLVT, porque mostra que é possível a implementação do SNC AP. 

No encerramento da sessão, Rui Vieira, agradeceu a presença da UniLEO, referindo que "foi muito importante para a ARSLVT e para toda a Equipa envolvida, quer na Sede, quer nos Agrupamentos de Centros de Saúde, ver reconhecido o trabalho realizado ao longo de mais de um ano de implementação". Acrescentou também que "a ARSLVT vê, assim, reunidas as condições para trabalhar diariamente no novo referencial SNC AP, contribuindo, como sempre fez, para a qualidade da informação financeira da Administração Pública Portuguesa."