Políticos brasileiros visitam ARSLVT

Visitabrasileiros 1 690 400
01 Fevereiro 2018

Partilhar experiências e conhecer o modelo português de Cuidados de Saúde Primários (CSP) e de Cuidados Continuados (CC) foi o principal intuito da visita que dois governantes brasileiros fizeram na semana passada à Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Na visita deu-se a conhecer a missão e atribuições da ARSLVT, bem como a organização e articulação entre serviços de saúde. Os sistemas de informação utilizados pelas unidades, enquanto auxiliares de gestão e tomada de decisão política, também centraram atenções durante o encontro.

Por sua vez, os governantes brasileiros apresentaram o Conecta SUS, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde do Estado de Goiás. Sediado na Secretaria de Estado da Saúde, este centro monitoriza em tempo real os dados sanitários de Goiás, permitindo acompanhar atividades e definir estratégias.

O Prof. Fernando Cupertino, Secretário para as Relações Internacionais do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde do Brasil, e o Dr. Bernardo Vilela, Secretário de Estado da Saúde do Estado de Goiás, foram recebidos pelos membros do Conselho Diretivo da ARSLVT: Luís Pisco, Laura Silveira, Nuno Venade e Rui Vieira.

Esta iniciativa incluiu ainda a visita a uma Unidade de Saúde Familiar (USF) e a uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da região.