ACES do Estuário do Tejo inaugura sala de reabilitação respiratória

Img 8082  2  1 690 400
27 Dezembro 2017

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo  inaugurou a 18 de dezembro uma Sala de Reabilitação Respiratória, oferta de cuidados que faz parte do Projeto de Integração de Cuidados - Diagnóstico Precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e Reabilitação Respiratória nos Cuidados de Saúde Primários, desenvolvido em parceria com o Hospital Vila Franca de Xira.

A sessão foi presidida pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco e contou com a presença da diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo, Maria do Céu Canhão e do diretor clínico do Hospital Vila Franca de Xira, Carlos Rabaçal.

O projeto irá contribuir para a prestação de cuidados de saúde de proximidade na área das doenças respiratórias, aumentar a acessibilidade, diminuir os episódios de urgência e os internamentos hospitalares, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos diagnosticados com estas doenças e promover maior adesão aos programas de reabilitação respiratória, evitando que a deslocação e transporte sejam um constrangimento no acesso a estes serviços.

Os cidadãos utentes do concelho de Vila Franca de Xira passam a ter acesso a espirometrias e a tratamentos de reabilitação respiratória. As consultas de apoio intensivo à cessação tabágica já se efetuam no ACES Estuário do Tejo desde 2016, na Unidade Saúde de Alverca e de Samora Correia, recentemente iniciaram-se também na Unidade da Póvoa de Santa Iria e em janeiro de 2018 estarão ainda disponíveis na Unidade de Vila Franca de Xira.

Durante 2018, está prevista a abertura de mais duas Salas de Reabilitação Respiratória, nos concelhos de Alenquer e Azambuja.
Em 2016 foram diagnosticados no ACES Estuário do Tejo 2018 doentes com DPOC, sendo que 1025 pertencem ao concelho de Vila Franca de Xira. O acesso a espirometrias permite o diagnóstico precoce da doença e a reabilitação respiratória ajuda a uma melhor qualidade de vida do utente.