Inauguração do novo Centro de Saúde de Queluz

Img 8112 1 690 400
19 Dezembro 2017

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta inauguraram hoje, dia 19 de dezembro, o novo Centro de Saúde de Queluz, que acolhe a Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Maria I e a Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

Esta nova USF, onde trabalham, 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 administrativos no secretariado clínico, de segunda a sexta, das 8h00 às 20h00, permitiu atribuir médico de família a mais 13 mil utentes.

A inauguração contou também com o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, a vice-presidente, Laura Silveira, e com o vogal Nuno Venade, entre outros elementos da equipa da ARSLVT envolvidos no projeto deste novo centro de saúde.

Estamos a transformar, no melhor sentido do termo, o nosso concelho na área da saúde”, salientou o presidente da autarquia, Basílio Horta, acrescentando que a adaptação da antiga escola básica na Rua D. Fernando II, em Queluz, implicou um investimento de cerca de 1 milhão e 100 mil euros.

O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra passa a ter em funcionamento 15 Unidades de Saúde Familiar (USF), 9 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 5 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

A ARSLVT dá, assim, continuidade ao compromisso de melhorar a resposta assistencial aos seus 3,6 milhões de utentes. A missão desta Instituição do Ministério da Saúde passa por garantir, à população da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde.