CHBM conta com mais 5 novos equipamentos ao abrigo do Programa Lisboa2020

Logo lisboa2020 1 690 400
14 Dezembro 2017

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) dispõe de cinco novos equipamentos nos serviços de Oftalmologia, Unidade de Cuidados Intensivos, Imagiologia e Urologia, adquiridos ao abrigo do Programa Lisboa2020.

Com a aquisição destes 5 novos equipamentos, que se juntam aos outros 13 já adquiridos no âmbito deste programa, o CHBM aposta na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantido desta forma inovação e cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação técnica.

A Unidade de Cuidados Intensivos conta agora com um novo ecógrafo portátil, que veio substituir um equipamento antigo, que já não estava a ser utilizado. Este novo ecógrafo permite a avaliação ecográfica imediata abdominal e torácica, como forma de desencadear intervenções terapêuticas e diagnosticas em tempo útil, bem como a realização de ecocardiograma básico no doente crítico para monitorização hemodinâmica e da função cardíaca.

Na Unidade de Oftalmologia está em funcionamento um novo OCT (Sistema de Tomografia de Coerência Óptica), que veio substituir um equipamento inoperacional, circunstância que determinava a deslocação dos utentes a outras unidades de saúde para realização destes exames. Com este equipamento é possível realizar técnicas não invasivas para avaliar a evolução de diversas patologias relacionadas com a retina, bem como glaucoma e patologia do segmento anterior, evitando que os utentes se desloquem a entidades externas para realizar este tipo de técnicas.

O Serviço de Imagiologia passou a dispor de um novo ecógrafo, que veio substituir um equipamento com longos anos de utilização, acrescentando diferenciação tecnológica e novas competências, nomeadamente nas áreas de ecodoppler, ecografia com contraste e elastografia.

No Bloco Operatório, os Médicos Urologistas contam com 2 Uretrorrenoscópios com fonte de luz. A ureterorrenoscopia é uma técnica de acesso minimamente invasiva ao alto aparelho urinário, que permite o acesso endoscópico a todo o aparelho excretor a montante da bexiga. Tem tanto o propósito de executar manobras diagnósticas como de tratamento.

O Lisboa2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.