Negociação e Contratualização de Cuidados de Saúde para 2018

C1 1 690 400
07 Dezembro 2017

O processo de contratualização com todos os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo para o ano de 2018, está a decorrer na sede da ARSLVT. Este processo de contratualização assenta em 3 vetores:

•         Atividade assistencial;
  •         Objetivos;
  •         Resultados a alcançar

Estes 3 vetores contribuem, por um lado, para a consolidação de uma cultura de gestão rigorosa, equilibrada, responsável e transparente e, por outro, para a disseminação das boas práticas assistenciais e organizacionais que assegurem elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência no SNS. Com este processo, a ARSLVT coloca as pessoas e as suas famílias no centro das intervenções de todos os prestadores de cuidados, valorizando o desempenho dos profissionais de saúde e incentivando a articulação e a coordenação entre as instituições do SNS.

Este processo de contratualização de cuidados de saúde visa, também, responder às necessidades em saúde dos cidadãos.

Assim, este processo de contratualização de cuidados de saúde pretende contribuir para o objetivo geral de garantir elevados níveis de acesso ao SNS, com qualidade e eficiência dos cuidados prestados à população, incentivando a melhoria global da performance na gestão dos recursos disponíveis no setor da saúde de forma equilibrada.

Nesta reunião de trabalho foi dada, pela primeira vez, a possibilidade de um cidadão participar. Vitalina Barsso, coordenadora do Voluntariado do Hospital S. Francisco Xavier, pertence à Liga dos Amigos do Hospital e é membro do Conselho Consultivo.

Desta reunião, na qual tive muito prazer em participar, percebi que o ponto central da discussão é sempre o doente, com uma constante preocupação pelo seu bem-estar, procurando soluções, muitas delas muito inovadoras, no sentido de melhor servir e cuidar do cidadão”.