1º Conselho Regional de Saúde Mental da RLVT

Img 7865 1 690 400
29 Novembro 2017

No passado dia 28 de novembro, reuniu pela primeira vez o Conselho Regional de Saúde Mental da Região de Lisboa e Vale do Tejo nas instalações da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Este órgão tem como missão assegurar e garantir a unidade e continuidade da prestação de cuidados de saúde de qualidade, bem como a promoção da saúde mental na região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT); deverá também contribuir para a elaboração do Plano Regional de Saúde Mental da Região e ainda aprová-lo.

 

Este órgão é presidido pela Coordenadora Regional de Saúde Mental da RLVT, Teresa Maia e dele fazem parte integrante todos os Diretores de Serviço de Psiquiatria e de Pedopsiquiatria da região, representantes dos Cuidados de Saúde Primários, da ARS, da área dos comportamentos aditivos, das várias Ordens e associações profissionais, da Segurança Social, Ordens Religiosas, Misericórdia, e ainda IPSS, e representantes de associações de familiares e de utentes.

A abertura desta primeira reunião esteve a cargo da presidente da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, que elogiou o trabalho que o Gabinete de apoio técnico de Saúde Mental coordenado por Teresa Maia tem vindo a desenvolver e sublinhou a relevância da Saúde Mental.

 

Contou também com a participação de António Leuschner, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental que realizou uma intervenção sobre o papel do Conselho Regional de Saúde Mental e a importância do desenvolvimento de cuidados de saúde mental de proximidade.

 

De seguida Teresa Maia descreveu a atividade que o Gabinete de apoio técnico de Saúde Mental tem vindo a desenvolver, passando a informar os presentes sobre o conteúdo do Regulamento do Conselho Regional de Saúde Mental.

Foi desde logo lançada a discussão sobre os principais aspetos que deveriam fazer parte integrante do próximo Plano Regional de Saúde Mental, iniciando-se um debate participado e entusiasta em que os intervenientes assumiram uma atitude participativa e colaborante.