Victor Ramos vence Prémio Miller Guerra de Carreira Médica 2017

Victor ramos 1 690 400
28 Novembro 2017

Victor Ramos, médico de Medicina Geral e Familiar e membro da Equipa Regional de Apoio aos Cuidados de Saúde Primários da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi distinguido com o Prémio Miller Guerra de Carreira Médica 2017.

O médico, com reconhecida competência na área dos Cuidados de Saúde Primários, esteve envolvido no projeto-piloto que inspirou a criação das atuais Unidades de Saúde Familiar. Com 40 anos de dedicação aos doentes, possui grande experiência na administração e gestão em saúde e integrou várias missões internacionais da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde, destaca a Ordem dos Médicos no seu site.

A entrega do prémio, no valor de 50 mil euros, está marcada para quarta-feira, dia 29 de novembro, na Ordem dos Médicos.

Victor Ramos é assistente graduado sénior do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Cascais e conta com 40 anos de prática clínica em prol dos doentes e do desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários. “Os atributos humanistas, os amplos conhecimentos técnicos e científicos e uma vida dedicada à valorização da Medicina Geral e Familiar levaram o júri a atribuir-lhe o Prémio de Carreira Médica de 2017”, explica a Ordem dos Médicos, que acrescenta que o especialista se destacou também pelo trabalho impulsionador das Unidades de Saúde Familiar (USF) e pelo contributo para a reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

Nascido há 64 anos, em Évora, Victor Ramos foi cofundador da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e integrou, em 2005, o grupo técnico criado para a reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal. Em 2010, foi nomeado pelo Ministério da Saúde como responsável pela Coordenação Estratégica dos Cuidados de Saúde Primários.

Este Prémio foi instituído em 2012 pela Fundação Merck Sharp & Dohme e pela Ordem dos Médicos como homenagem à memória do professor Miller Guerra (1912-1993), médico responsável pelo célebre Relatório das Carreiras Médicas e discípulo de Egas Moniz, único Nobel da Medicina português.