Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo de Inverno 2017 - 2018

Plano de inverno 2017 2018 1 690 400
31 Agosto 2017

No inverno ocorrem com frequência temperaturas baixas e aumento da incidência das infeções respiratórias na população, com especial destaque para a gripe sazonal, mas outros agentes virais e bacterianos podem coexistir.

Dada a sua localização geográfica, Portugal é um dos países europeus vulneráveis aos fenómenos climáticos extremos.

O Plano de Contingência Saúde Sazonal (PCSS) – Módulo Inverno define um conjunto de orientações estratégicas que permitem a preparação e adequação da resposta dos serviços de saúde e dos cidadãos, perante a perspetiva de ocorrência de frio extremo ou de um aumento da incidência de infeções respiratórias.

A disponibilidade de informação, em tempo útil, relativa a previsões meteorológicas, evolução da incidência de síndrome gripal e procura de cuidados de saúde, permitirá à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT) e a cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), Centro Hospitalar/Hospital (CH/H) uma adequada resposta à situação.

O Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno 2017-2018 da ARSLVT, tem como documento orientador o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno Referenciais da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O período de vigência do Módulo Inverno decorre entre 1 de outubro de 2017 a 30 de abril de 2018 e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.

Plano de Contingência Saúde Sazonal - ARSLVT_Saude_Sazonal_Modulo_Inverno_2017-2018_