Formação Programa de Desenvolvimento Competências Parentais - Programa "+Família+Jovem, para Técnicos da DICAD

Dsc 0192 1 690 400
16 Fevereiro 2017

Teve lugar nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2017 o Curso de Formação do "Programa de Desenvolvimento Competências Parentais - Programa "+Família+Jovem".

Esta formação foi dinamizada pela equipa de Coordenação regional da DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) – Área da Prevenção –, tendo abrangido um grupo previamente selecionado de 25 técnicos da DICAD que intervêm diretamente nesta problemática.

                                                                                                                                                                                                                 

Este programa é baseado no programa internacional "Parenting Wisely" (validado pela UNODC), adaptado para Portugal por Filomena Gaspar, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, que foi a Formadora deste curso.

A formação teve como objetivos: aumentar os conhecimentos técnico-científicos na área da Educação Parental em famílias com Comportamentos Aditivos e  Dependências; e reforçar competências técnico-científicas para aplicação do programa "+Família+Jovem" junto dos técnicos que intervêm na área da Prevenção universal/seletiva, da Prevenção indicada/tratamento junto de famílias com adolescentes e na área da Reinserção (articulação com CPCJ, DGRS, etc).

Em 2017, estes técnicos, alvo da formação, deverão organizar grupos de aplicação para implementar o Programa, com avaliação e supervisão da Formadora.