VI Encontro do CRI de Lisboa Ocidental - "Adição: Nova Prioridade em Saúde Pública?"

Img 2374 1 690 400
09 Fevereiro 2017

O Centro de Respostas Integradas (CRI) de Lisboa Ocidental, Unidade de Intervenção Local da DICAD - Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), realizou no passado dia 7 de fevereiro, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, o VI Encontro do CRI de Lisboa Ocidental, alusivo ao tema "Adição: Nova Prioridade em Saúde Pública?".

O encontro contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, o vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, do Diretor Geral do SICAD, João Goulão e do Coordenador Técnico do CRI de Lisboa Ocidental, João Andrade Ribeiro.

Na sua intervenção, a presidente da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, referiu que "a adição assume-se como um problema de saúde com implicações nefastas ao nível familiar, social e individual. Neste sentido, a intervenção local com vista à redução dos consumos, à prevenção dos comportamentos aditivos e a diminuição das dependências, é uma das áreas prioritárias de intervenção na Região de Lisboa e Vale do TejoA prioridade de intervenção é focada na promoção da saúde da pessoa e das comunidades, na sensibilização e na educação dos profissionais e da população em geral na adequação de políticas e na comunicação do risco, na promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, nos diversos níveis de prevenção e no reforço da literacia em saúde.


Mesmo as respostas mais especializadas em saúde necessitam de uma abordagem holística e de uma visão integrada. Esta visão tem-se vindo a traduzir muma maior integração dos cuidados de saúde, criando condições para uma valorização dos conhecimentos, dos equipamentos e das infraestruturas disponíveis, exemplo disto, é a crescente articulação entre as equipas da DICAD e as equipas dos ACES, com especial destaque para o trabalho desenvolvido no âmbito da Saúde Escolar".