ACES Médio Tejo assinala Dia Mundial de Luta contra o Cancro

Mt5 1 690 400
09 Fevereiro 2017

World Cancer Day4Feb

Em 4 de fevereiro de cada ano, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

Pretende-se um evento verdadeiramente global unindo a população mundial na luta contra esta doença.

Visa salvar milhões de mortes evitáveis, a cada ano, através da sensibilização e educação sobre a doença, pressionando governos e indivíduos em todo o mundo para tomar medidas.

Na área geográfica do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo o cancro é a 2ª causa de morte sendo, de longe, o maior responsável por mortes prematuras e pelo elevado número de anos potenciais de vida perdidos a ele associados. É assim, um importante problema da nossa comunidade, justificando plenamente a atenção e preocupação de todos no empenho e implementação de medidas de prevenção e de diagnóstico precoce da doença oncológica.

A celebração deste dia é uma oportunidade para sensibilizar a opinião pública e mobilizar a comunidade global contra o cancro, difundir informação sobre promoção da saúde e prevenção da doença e estimular em cada um de nós um papel pró ativo na luta contra o cancro, enquanto pessoas ou grupo profissional.

Assim, a Unidade de Saúde Publica (USP) do ACES Médio Tejo, de acordo com as atividades previstas no Plano Local de Saúde – Projeto de prevenção da doença oncológica, associou-se a esta celebração aumentando a consciencialização da população sobre o problema.

Neste âmbito, decorreram atividades de sensibilização e informação sobre adoção de medidas de prevenção e diagnóstico precoce, na comunidade, descentralizadas na área geográfica do agrupamento de centros de saúde. A USP esteve com a sua Unidade Móvel, junto aos Mercados Semanais de 5 Concelhos do ACES: Abrantes, Torres Novas, Alcanena, Ourém e Tomar. Estas atividades decorreram durante a semana, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro.

Aos profissionais de saúde, pedimos que participassem na campanha, através da exibição de frases em autocolantes de lapela (cedidos pelo Núcleo de Abrantes, da Liga Portuguesa Contra o Cancro), que considerassem adequadas a transmitir à população sobre “Nós Podemos. Eu Posso”, indicativas de ações para reduzir a carga global de cancro, mostrando o seu apoio no Dia Mundial do Cancro.

Com o lema: Junte-se ao Dia Mundial de Luta Contra o Cancro 2017 para mostrar que juntos ”Nós Podemos. Eu posso.” Fazer a diferença na luta contra o cancro; foram dirigidos desafios às Unidades Funcionais do ACES, Agrupamentos de Escolas, Câmaras Municipais e associações desportivas para se juntarem às comemorações.

Foi ainda com especial agrado que vimos o nome de Portugal, no mapa de impacto mundial da União Internacional de Controlo do Cancro/ worldcancerday.org., como o segundo país com maior número de ações divulgadas a nível mundial (39 atividades), sendo que 4 delas são referentes ao ACES Médio Tejo.

As imagens que se seguem são as que constam no site da “World Cancer Day4Feb” e foram publicadas a nível internacional, sendo o reflexo do envolvimento na campanha, “Nós Podemos. Eu Posso”.

Campanha de informação e sensibilização à população na comunidade, de forma descentralizada, junto aos mercados concelhios, durante a semana de 31 janeiro a 3 fevereiro.

Mobilização dos profissionais de saúde, das várias unidades de cuidados, a exibirem frases “Nós Podemos. Eu Posso” sobre medidas de prevenção do cancro, em autocolantes de lapela, durante todo o dia 3 de fevereiro, no atendimento aos utentes.

Envolvimento das escolas e alguns movimentos desportivos a associarem-se a esta comemoração, nomeadamente fomentando uma ação de Talking Hands, ajudando a aumentar a visibilidade da campanha e refletindo sobre comportamentos promotores de saúde.

 

Estamos certos que a celebração deste dia aumentou a consciencialização de todos sobre esta problemática, enquanto pessoa individual ou grupo profissional.