Inaugurada nova USF na Lourinhã

Img 2214 1 690 400
19 Janeiro 2017

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, inaugurou no dia 20 de janeiro a Unidade de Saúde Familiar (USF) São Sebastião  na Lourinhã, cerimónia que contou com a presença do Vogal da ARSLVT, Rui Vieira, do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte e do Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, António Martins.


A USF São Sebastião, que abriu portas no final de dezembro, irá servir um total de 9.200 utentes inscritos. Nesta unidade irão trabalhar 5 médicos, 5 enfermeiros e 5 assistentes técnicos, num horário de funcionamento de segunda a sexta, das 08h00 às 18h00. A atividade vai ser desenvolvida no edifício-sede da Lourinhã e em dois polos – Moita dos Ferreiros e Reguengo Grande -, de forma a corresponder às características da área geográfica em causa, de grande dispersão populacional, permitindo uma maior proximidade com os utentes.

Com um total de 196.477 utentes inscritos frequentadores, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população de 5 concelhos: Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Mafra e Sobral de Monte Agraço, numa área territorial de 1.073 Km2.

O ACES Oeste Sul passará a ter em funcionamento 8 Unidades de Saúde Familiar (USF), 6 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 5 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

O ACES Oeste Sul desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.