Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mação recebe nova viatura

17 1 690 400
06 Janeiro 2017

O Presidente do Município de Mação entregou esta quarta-feira, 4 de janeiro, uma carrinha de serviço para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mação (UCSP). Vasco Estrela entregou a chave a Sofia Theriaga, Diretora do ACES Médio Tejo, na presença de António Novais Tavares, Coordenador da UCSP de Mação, da equipa de Profissionais de Saúde, dos Vereadores da CMM, António Louro e Vasco Marques, de Rui Vieira, Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A viatura foi adquirida pelo Município de Mação no âmbito de um protocolo de colaboração entre a Autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, para que seja utilizada pelos profissionais da UCSP de Mação na prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita do Concelho. Vem colmatar uma necessidade há muito sentida, já que o Centro de Saúde dispunha apenas de um veículo para os serviços a realizar em todo o Município.

Mação é o terceiro Concelho do país com o maior índice de longevidade, ou seja, onde as pessoas morrem mais tarde, com mais idade. E isso deve-se muito ao trabalho dos profissionais de saúde, ao acompanhamento que fazem, ao facto de existirem extensões de saúde em todo o Concelho e também e ao trabalho das IPSS.

Vasco Estrela agradeceu a Sofia Theriaga a atenção para com o Concelho de Mação, mencionando a preocupação demonstrada pelas especificidades do mesmo e, ao Coordenador da UCSP, parabenizou pela forma como tem conseguido motivar toda a equipa.

Com a nova viatura o Centro de Saúde irá continuar a garantir a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e continuidade dos seus serviços no Concelho, tal como cuidados no âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família. Abrangerá todos os cidadãos residentes na área geográfica do Concelho de Mação, mais concretamente pessoas de todas as idades com dependência funcional, com doença crónica ou incurável.

Um trabalho abrangente destes profissionais que, dada a extensão do Concelho e a dispersão das localidades assim como o facto de funcionarem seis polos assistenciais, sairá agora mais facilitado no que respeita à sua deslocação entre a sede e os polos e também o domicílio dos utentes, assim como à deslocação pontual a outras unidades do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.