separador Contactos separador Newsletter separador Links separador Mapa do Portal separador  Executar Procura

cabecalho


icon 
 
ESTRUTURA ORGÂNICA
SAÚDE OCUPACIONAL 

 

Saúde Ocupacional 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacional consiste na promoção de “condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social e prevenindo a doença e os acidentes”.

Salientam-se ainda como objetivos gerais:

· Prevenir e reduzir os riscos profissionais;
· Proteger e promover a saúde da população trabalhadora;
· Humanizar as condições de trabalho;
· Promover a satisfação profissional;
· Contribuir para melhores níveis de desempenho.

A Região de Lisboa e Vale do Tejo abrange uma população ativa empregada de aproximadamente 1500000 indivíduos, muitos dos quais exercem a sua atividade profissional em condições que configuram potenciais situações geradoras de risco de patologia laboral.

Os estabelecimentos de saúde, do ponto de vista da Saúde Ocupacional, constituem estruturas complexas e apresentam características peculiares que conduzem a riscos acrescidos para os seus profissionais quando comparados com a generalidade de outros setores de atividade, atendendo essencialmente às características tipológicas e funcionais das instalações e às atividades desenvolvidas pelos profissionais.

Ao nível de outros setores de atividade, grande parte das empresas da Região já possui serviços organizados de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, apesar de, por vezes, não exercerem todas as atividades implícitas à Saúde Ocupacional... Os Serviços de Saúde Pública têm particular responsabilidade no âmbito da saúde dos trabalhadores e deverão acompanhar as empresas e estabelecimentos da sua área de atuação.

As questões de Promoção da Saúde no Local de Trabalho, valorizando o esforço conjunto de empregadores, trabalhadores e sociedade em geral, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, constituem uma vertente importante desta área de intervenção. Compete também, ao Centro Regional de Saúde Pública dinamizar processos e ações que conduzam a Boas Práticas neste âmbito.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

DOCUMENTOS ELABORADOS

EQUIPA REGIONAL

CONTACTOS

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS
pixel
pixel